sexta-feira, 28 de maio de 2010

Porque hoje é Sexta-Feira


Independentemente de muitas de nós trabalharem pelo fim-de-semana dentro, o que vai ser o meu caso, sexta-feira é o derradeiro dia de uma semana de levantar cedo e de horários rígidos. E às vezes temos semanas tão tramadas que o melhor mimo que podemos dar a nós próprios é um bom jantar. Por isso, venho partilhar um prato que é o derradeiro conforto para a minha alma. Isso seguido de um bom filme no meu sofá, e posso considerar-me uma mulher feliz. 

Falo do Risotto de Cogumelos. Os risottos são pratos demorados, mas o tempo que se perde na preparação compensa. Não tenho medidas exactas. Estas são as medidas da S., aquelas que eu meço nas minhas mãos ou com os meus olhos, ou nas minhas chávenas.
Os ingredientes necessários para duas pessoas, são:
1 cebola pequena ou 1/2 cebola das grandes
1 ou 2 dentes de alho
Azeite
1/2 chávena de chá de vinho branco
Sal q.b.
Pimenta preta q.b., de preferência moída na hora
Queijo Parmesão
1 chávena mal cheia de Risotto, ou arroz arbóreo
Mistura de cogumelos congelados. Não vale a pena comprar daqueles cogumelos brancos ou castanhos, pois não dão sabor nenhum. E cogumelos de lata, esqueçam, mais vale nem fazer. Convém que a mistura tenha por exemplo pleurotos, shitake... por aí fora. No Continente, na secção dos congelados encontram-se essas misturas, embora os da marca Continente não sejam grande coisa. (Sorry...)
Caldo de galinha (1 ou 2 cubos)
Natas

Ok. Primeira coisa, a mais chata para mim: picar a cebola. O mais fino que conseguirem. Depois, picar ou esmagar o alho. 
Colocar numa panela, com azeite e deixar que a cebola fique transparente. 
Colocar na panela o risotto, uma chávena de chá mal cheia, se for grande. Mexer bem, durante 5 minutos. O arroz vai ficando brilhante e "glossy", convém que não pegue ao fundo. 
Entretanto há que adicionar os cogumelos (meio saco, ou a gosto) ainda congelados, e o vinho branco. Mexem e deixam que o arroz absorva o vinho, mexendo de vez em quando.
Se tiverem um daqueles jarros eléctricos para a água, óptimo. Colocam sensivelmente 1l de água quente numa jarra, e misturam os cubos de caldo de galinha. Depois é muito simples e repetido. Adicionam pequenas quantidades deste caldo ao arroz, mexem e tapam. Destapam, mexem, e se tiver absorvido o caldo, adicionam mais. Nunca deixem pegar ao fundo. Vão fazendo isto várias vezes, em lume brando, com a panela tapada, até o caldo acabar ou até o arroz estar cozido. Os grãos de arroz aumentam muito de tamanho quando estão cozidos. Se provarem, verão que estão tenros. 
É quando deitam a última porção de caldo que temperam o arroz. Sal e  pimenta preta. Depois, já mesmo no final da cozedura, um fio de natas. Sei lá... duas ou três colheres de sopa. Retiram do lume e é só adicionar uma mão cheia de queijo parmesão ralado. E está pronto. 
Depois de empratado, os amantes de queijo ainda podem polvilhar com parmesão e regar com um fino fio de azeite.

Bom fim-de-semana.
S.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas isto é só comida...Lol

Anónimo disse...

Mas isto é só comida...Lol